Faça do branding o maior aliado da sua empresa!

NOV///
3 min readFeb 15, 2021

O que é branding?

Branding é a estratégia de gestão da marca da sua empresa que, por meio de estratégias, planejamento, ações, posicionamentos e identidade, visa deixar uma marca valiosa e única da sua empresa no mercado. Pare para pensar nas marcas que são referências para você, com certeza cada uma delas carrega um elemento inesquecível, seja o nome, a cor, o slogan, sua presença social ou propósito. Todos esses elementos são construídos por meio de técnicas, pesquisa e brainstorms, usados estrategicamente na construção de uma marca forte; a consequência disso é um relacionamento mais saudável com o seu consumidor, que cria identificação e segurança com a marca, agregando maior valor ao seu negócio. Por vezes, o valor da marca acaba tornando-se maior que o valor do próprio produto oferecido. Para isso, é necessário que todas as instâncias da empresa estejam integradas e façam sentido como um coletivo, isso inclui a parte gráfica, a comunicação, o marketing, a administração e qualquer outra área considerada essencial pelo gestor.

Quais são os elementos que compõem o branding?

  • Aposte na identidade visual;
  • Planeje a curto e longo prazo; ·
  • Tenha consistência no seu conteúdo; ·
  • Mantenha as redes sociais ativas;
  • Posicione-se com responsabilidade moral e social.

O branding é a gestão de marcas, mas o que exatamente é a marca?

Ao contrário do que muitos acreditam, a marca não é literalmente a logo de uma empresa e não se limita a isso, ela é, na verdade, a junção de uma miríade de elementos que representam um sentimento do que é o seu produto, serviço ou empresa. Cada indivíduo percebe, entende e enxerga de forma única e individualizada, conforme suas crenças, vivência, contexto social, valores, realidade social e econômica, por isso, é necessário que a sua marca seja clara, entendível e compreensível, a fim de atingir o maior público possível de forma leve e universal. Leve em consideração que cada um irá se relacionar o nome, logo, cores, textos, mídias sociais, fotos, anúncios e produtos, unindo tudo isso na criação de uma percepção, uma ideia, e essa ideia culmina na experiência que o consumidor terá com ela, resultando nas suas expectativas sendo atendidas ou não. Lembre-se que experiências positivas aumentam o engajamento do público, sua reputação, a receita da sua empresa, fortalecem o relacionamento com o público e ainda conquistam pessoas que irão ser embaixadores involuntários da sua marca, promovendo seus produtos e serviços em círculos sociais e recomendando a outros possíveis clientes. Por isso é essencial que o branding da sua marca seja sólido, firme, integrado e inesquecível!

Diferencie-se dos concorrentes!

O bom branding cria um valor inatingível para a sua empresa, que bem gerida irá se diferenciar entre os concorrentes. Esse valor deve ir além da comunicação e do marketing da empresa, deve ser pautada em valores, propósito, ética e consistência! Essa jornada não é fácil, um bom branding necessita de manutenção constante, insistência e perseverança. A sua marca tem que saber quem ela é, no que ela acredita e como ela se comporta; uma marca consciente foca nas pessoas, no bem estar e na ética. Tenha firmeza e vontade de despertar sensações e conexões com seus consumidores, inspirando o melhor em cada um deles. Pense que o marketing é a promessa e o seu produto deve corresponder a essa promessa, caso contrário, o público se sente desvalorizado e até mesmo traído, abalando o seu relacionamento. Dessa forma, o branding deve ir além da promessa, criando uma experiência que é trilhada pelo consumidor do momento que ele descobre a sua empresa até o segundo onde conclui a compra (seja pelo meio digital ou físico), e essas diretrizes são construídas por meio de coerência, atitude e estilo.

--

--